One hit wonders

IIIIII (quem?) wanna publish ziiiines, and rage against the machiiiinessss

IIIIII (quem?) wanna publish ziiiines, and rage against the machiiiinessss

Pois bem, sábado passado eu fui discotecar na festa de aniversário da @caks no Hocus Pocus, em São José dos Campos. Minha experiência como DJ é, tirando controlar o iPod no carro dos Ecos Falsos, nula, mas eu aceitei porque a Caks é muito amiga e também porque fiquei curioso com a experiência.

Cabeçudo q sou, não bastava só escolher músicas legais, eu quis criar um “conceito” pra discotecagem. E resolvi (após uma conversa com o @gabriel_attuy, é bem verdade) fazer só com one hit wonders, aquelas bandas que acertam uma vez e depois somem do mapa. Bolei até toda uma explicação conceitual pra isso, que eu deixo pra depois.

Como era de se esperar pra um n00b no assunto, tive várias derrapagens de percurso, portanto eu apreciaria sugestões de melhora e de hits que eu esqueci de incluir. Segue um setlist comentado:

1. Hush – Kula Shaker
Funcionou bem de abertura. Essa foi trilha de “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, e eu lembro que fui ver o filme só por causa da música (que só toca nos créditos)

2. Cherry Poppin’ Daddies – Zoot Suit Riot
A segunda já caiu meio torta na pista, apesar deu achá-la zuber danzante. Acho que nem conta como hit, eu devia ter deixado mais pra frente

3. The Wonders – That Thing You Do!
Vendo a merda que fizera, apelei pra música que resumia o conceito do set. Ainda faz milagre na pista

4. The Mighty Mighty Bosstones – The Impression That I Get
Achei que o povo ia explodir nessa, mas reagiram meio blé. Tocar depois do último show da noite também é meio difícil

5. Os Ostras – Uma, Duas ou Três (Punheta)
Funcionou demais, causando o efeito que eu queria: as pessoas se olhando e falando “nooossa, olha essa música”

6. Jorge Cabeleira e o Dia em Que Seremos Todos Inúteis – Carolina
Nem tem vídeo dessa no YouTube, mas por incresça que parível todo mundo lembrou e cantou

7. Harvey Danger – Flagpole Sitta
Pra minha tristeza, pouca gente lembra dessa, que é a banda da foto lá em cima. Pra mim, são o grande exemplo de como o “one hit wonder” não é necessariamente uma banda ruim que deu sorte – às vezes é o contrário

Smash Mouth

Smash Mouth

8. Smash Mouth – Walkin’ on the Sun
Aqui admito que o conceito começou a ficar mais elástico, já que eles têm essa e “All Star”. Mas enfim

9. Deadeye Dick – New Age Girl
One hit wonder por excelência. Nunca vi uma outra banda desaparecer TANTO quanto eles

10. Bloodhound Gang – The Bad Touch
A pista, que estava bem parada e vazia nessa hora, reviveu

11. The Darkness – I Believe in a Thing Called Love
Talvez fosse meio cedo para o hair metal… mas rolou air guitar, então ok

12. The Rapture – House of Jealous Lovers
Essa já foi mais provocação/apelação

13. Hot Hot Heat – Bandages
Apelação também, apesar que a meu ver é OHW tb

14. The Walkmen – The Rat
Ficou meio manjada, mas “one hit” total a meu ver

The Vines

The Vines

15. The Vines – Get Free
A banda ainda existe, até lançou disco esse ano, mas ninguém liga. Só essa funciona

16. Garbage – I’m Only Happy When It Rains
Funcionou também

20. The Dandy Warhols – We Used to Be Friends
Eu não trocava 10 MGMT’s por um Dandy Warhols

21. Spin Doctors – Two Princes
Pouca gente lembrava dessa. Também, 1992…

22. The Blues Brothers – Everybody Needs Somebody to Love
Nem conta direito como OHW, mas eu queria tocar, hahah

23. Bush – Machinehead
É, acho que eu já estava avacalhando. O hit deles é outro, “Swallowed”

24. Sugar Ray – Fly (Featuring Super Cat)
Cabe discussão, porque “Every Morning” também bombou. Mas só por causa dessa música

Virgulóides?

Virgulóides?

25. Virgulóides? – Bagulho no Bumba
Sucesso total na pista. Acho que é o melhor exemplo de OHW brasileiro, pau a pau com O Surto

26. Jordy – Alison
Alguns mais roqueiros chiaram, e com razão, todos eram muito novos pra lembrar disso, hahah

27. Electric Six – Gay Bar
Toquei essa para os que chiaram. Acho genial, mas meio fora do conceito

28. Eve 6 – Inside Out
Outra OHW dos 90. Eles estão cheio deles, “rock alternativo”

29. Nada Surf – Popular
Quase ninguém conhecia, mas um funcionário da casa veio me cumprimentar

30. Puddle of Mudd – She Fucking Hates Me
Farofa total, mas é engraçadinha

31. Semisonic – Closing Time
Nada pista essa música, mas pelo tamanho do set, vocês imaginam quantas pessoas estavam lá pra reclamar

32. Natalie Imbruglia – Torn
As poucas que estavam na pista devem ter lembrado de suas aulas de inglês e adoraram. Eu também, é boa essa música!

E foi assim que terminou. Eu lembrei depois de duas ausências muito graves: New Radicals e Shampoo. Mas tem várias outras, minha idéia é armar uma boa biblioteca, para ter um “one hit” pra qualquer situação. Esqueci algum mortal?

Prometo escrever aqui uma emocionante dissertação sobre discotecagem, saudosismo, crise de crédito e o futuro da música, assim que der tempo

Tags: , , , ,

48 Respostas to “One hit wonders”

  1. Renata Says:

    Devo me sentir mal por gostar de váááááários outras músicas de bandas que tem aí?

    Nossa…definitivamente faltou Shampoo, me lembraram da música outro dia…

  2. João Pedro Says:

    Eu juro que tinha uma lista de mais de 100 one hit wonders no meu blog, mas não consegui encontrar, parece que se perdeu no limbo.

    Enfim, quando eu repostar eu te falo…
    Mas foi uma boa setlist! Faltou “Here Comes Your Man”, dos ótimos Pixies, a única música que tocou nas rádios aqui do Brasil…

  3. juliana alves Says:

    olha, eu não vi os vídeos, mas de nome não conheço mais de cinco dessas 32.
    estou arrasada.

  4. Gustavo Falso Says:

    Outros OHW lembrados só hoje: Meredith Brooks, Fiona Apple, Extreme, Everclear, Matchbox 20, Luka

  5. Lhys Says:

    Eu ia falar “seus critérios de OHW são elásticos demais” (Matchbox 20? Garbage? Spice Girls???), mas aí eu pensei “Connection, do Elastica”.

    Acho que só consigo lembrar de OHWs para quem viveu nos anos 90. Tipo “Alright”, do Supergrass.

  6. Lhys Says:

    Então, critérios elásticos.
    Carreira sólida =/= múltiplos hits.
    E múltiplos hits =/= carreira sólida.

    • Gustavo Falso Says:

      Não não não, carreira sólida é continuar tocando com dignidade, não necessariamente ter múltiplos hits. É manter um patamar mínimo de fãs e tal, discos relevantes para a crítica, influenciar outras bandas etc etc

  7. Lhys Says:

    =/= quer dizer “é diferente de”.

  8. geovanna Says:

    olha, sabe q eu nunca tinha pensado nisso, mas meus sets na I Used To Be Famous sempre tem vaaaarios one hit wonders, viu.

    nem vou te acusar de plágio pq vc só promete, mas nunca vai! ahahah

    • Gustavo Falso Says:

      Hahaha, verdade, IUTBF tem tudo a ver com one hit wonders… Mas você viu que eu nem coloquei a tag “idéia” nesse post, pq longe de mim considerar isso um achado original, hahaha

  9. Ju M. Says:

    A música do Friends tb é bem OHW: The Rembrandts – I’ll be there for you

  10. Vargas, Nícolas Says:

    Pô, velho Potter, sabia que seu DJ sete não se restringiria ao básico do básico. Boa sacada, como de praxe.

    Aliás, faço questão de registrar, adoro a música da Natalie Imbruglia.

    E você me deve uma cerveja, eu te devo outra, paguemos nossas dívidas.

    Beijo no coração.

  11. camila Says:

    achei super tri a idéia. mas o público nem sempre dá valor pra esse tipo de cuidado…

  12. Ana Says:

    hm, achei que o hit do Kula Shaker era “Hey Dude”. tá, só pq era o clipe que eu via passando na mtv.

    e ainda bem que não tocou Supergrass! seria como tocar “Song 2”. são duas bandas muito boas para isso. :S

    • Gustavo Falso Says:

      Veja bem, eu não acho necessariamente um demérito ser “one hit wonder”, vide o tanto que eu gosto de Harvey Danger e Nada Surf. Mas Blur e Supergrass seguiram suas carreiras com razoável sucesso depois dos hits, então não conta.

      E sim, “Hey Dude” é mais o hit do Kula Shaker. Mas eu acho essa outra mais animada (ou seja, já comecei o set cagado, hahaha)

  13. paulo Says:

    Concordo muito com Ju M.: a música do Friends!!

    Pensei ainda em Outfield – Your Love (a vovó dos One Hit Wonders). Mas se o povo não conhece nem two prionces, complica.

    Ah, e a do Jordy eu acho q Dur Dur d’etre bebe foi a principal, mas essa questão é BEM polemica.

    Pra finalizar, acho que O Surto ganha do Virgulóides. Os caras foram tão Wonders que tocaram pra 100 mil no Rock in Rio… fala sério!

  14. caks Says:

    quer saber? ficou ótemo! eu AMAY

  15. caks Says:

    e eu ainda quero isso compilado! em cd ou no you send it

  16. Ana Says:

    by the way, faltou “the way” do Fastball. :p

  17. Renan Says:

    amei tudo,conhece algumas coisas,mas no geral,tá muito bom,ia dançar e botar pra quebrar 😛 ia rola até air guitar HAHA!

  18. ricardo Says:

    Que esso!!!
    Mó legal o setlist. hehehe! Tirando umas tosqueiras tipo Virguloides e Os Ostras – não que eu não gostasse delas na época – mas tem muita coisa boa ali. Apesar de achar que algumas bandas ali não foram tão One Hit Wonders assim.

    Dessas as que achei mais legais de estarem aí (tirando HD) é Mighty Mighty Boostones, Kulashaker e Eletric Six (apesar de achar essa musiquinha meia grudenta demais, é legal pra pista).

    Abraços!

  19. bruno Says:

    Gustavo, qual seria o OHW do Everclear? “Local God”?

    Eu colocaria Oingo Boingo – Stay, que tal? ;D
    Vão me execrar, mas… Beck – Loser?
    E um representante brasileiro: Fausto Fawcett – Kátia Flávia

    • Gustavo Falso Says:

      De acordo com o Last.fm, o grande hit deles é “I Will Buy You a New Life”, mas admito que eu estava pensando em “Everything to Everyone”

      Oingo Boingo, demais! Beck acho que é meio sacanagem, hahaha, e o Fawcett com certeza. E como assim, ninguém ainda lembrou do 4 NON BLONDES?

  20. bruno Says:

    4 NON BLONDES, certeza! Muito OHW mesmo.

    E aquele cara que tocava com o Lulu Santos acho… não vou lembrar o nome, mas teve uma época que ele estourou violento com “sonho de uma noite de verão, uôÔô, mira mira!” AUAHIA alguma coisa assim! Tocava o dia inteiro na rádio. Depois nunca mais.

    Nossa, lembrei de outra: The Divinyls – I Touch Myself. Pior que eu gosto bastante dessa música!

    • Gustavo Falso Says:

      Caraaaio, eu achava que essa música era, sei lá, da Sinnead O’Connor, hahaha! Mto boa!

      O cara que tocava com o Lulu Santos eu nem sei quem é, é o Memê? Hahahha

  21. Cardelli Says:

    Cara! Faltou tb aqueles indianos do Cornershop com “Brimful of Asha”

    e Vinny com “Mexe a Cadeira”!

    O Surto hein, nossa! Tocaram pra 100 mil pessoas, e corroboraram tanto o status de OHW que tocaram “Cabeção” DUAS vezes, e entre eles um monte de cover de Red Hot! Ou seja, eles realmente só fizeram uma música na vida deles… ahahha

    • Gustavo Falso Says:

      Cornershop, verdade! Tô anotando tudo pra próxima discotecagem, hahaha

      Vinny também merece lugar, e O Surto, claro, é que não deu tempo de baixar o mp3 deles. Espero que ainda exista em algum lugar!

  22. bruno Says:

    Dei um google no nome da música, acho que é de um tal de William Shakespeare… AUAHHAU tá, brincadeira, é outro tal Milton Guedes. Nunca ouvi falar, mas tocava demais, credo.

    VINNY foi MUITO bem lembrado! haha!

    Acho que anos 80 tem um tantão de OHW, tá valendo? Lembro de The Waterboys – The Whole of The Moon, damn, eu gosto dessa música.

    • Gustavo Falso Says:

      É, mas eu fico meio assim de usar OHW dos anos 80, porque fica parecendo festa da Trash 80’s… Acho que eles já realizaram esse papel, ainda que não com esse foco, hehe

  23. bruno Says:

    Eu muito te entendo! 😀

    Lembrei de uma foda! Joan Osbourne – One of Us, que eu achava que era a Alanis Morisette e que o Tom Cruise cantava na maca todo arrebentado em Vanilla Sky! OHW total.

    E o Supla? Green Hair é sucesso!
    P.O. Box! HAHA! Avacalhei!

    *só pra deixar claro, eu quis dizer que o Guedes lá tocava muito na rádio, não que ele tocava bem! Me expressei mal.

    Acho que agora esgotei, não lembro mais de nada. E foi mal ficar enchendo o saco aqui, mas é que eu gostei da brincadeira! 😀

    • Gustavo Falso Says:

      Ora bolas, você está ajudando muito! JOAN OSBOURNE, maravilhosa lembrança. Como eu esqueci dessa?

      “Green Hair” eu até toquei depois, mas quando já não tinha mais ninguém na pista, só de sacanagem, hahah

  24. bruno Says:

    Lembrei de uma muito recente! Fountains of Wayne – Stacy’s Mom! HAHAHA! Nem sei como eu conheci essa música.

  25. bruno Says:

    Totalmente banda de trilha de filme, ainda mais com aquele video clip com enredozinho. Mas se é trilha de alguma coisa, aí já não sei.

    Essa Toad eu não conheço, vou procurar.

  26. juliana alves Says:

    “hahah, deve ser o ano que você nasceu!”

    tá me chamando de velha?

  27. juliana alves Says:

    rs.
    acho que tu ficaria surpreso com a minha idade, então.

  28. juliana alves Says:

    😉

  29. bruno Says:

    vamos voltar a falar desses OHW? era bacana!
    Akundum – Erva Danada

    essa é das boas!

  30. Gustavo Falso Says:

    HUahuahua, lembrança genial! Vou falar mais dos OHW em breve, tenho aqui a idéia de um post mais elaborado sobre eles, ampliando a lista com as sugestões que vocês deram. Miaguard!

  31. Thais Says:

    “29. Nada Surf – Popular
    Quase ninguém conhecia, mas um funcionário da casa veio me cumprimentar”

    Uma das unicas q eu conheço da lista. (Devo me sentir mal por isso? O.o)

Deixe um comentário

